Com mais de 21 anos de existência e uma trajetória permeada de sucesso, o curso tem motivos para comemorar. No último ano, foi apontado como um dos 30 melhores na área de ciência e tecnologia, segundo a publicação Info Exame, e das 1253 graduações catalogadas pelo Guia do Estudante, ficou entre as 25 melhores do Brasil. Resultados como estes evidenciam a qualidade da formação e renovam a disposição em construir um curso cada vez melhor.
O curso mescla a formação científica, análise de sistemas e tecnologia de Computação, oferecendo disciplinas teóricas e práticas que permitem aos alunos analisar e resolver problemas com o auxílio do computador, como armazenamento de grandes volumes de informações; computação de cálculos matemáticos complexos; comunicação segura, rápida e confiável; automação, controle e monitoração; processamento de imagens de diferentes origens; jogos e ferramentas para apoio ao ensino.
Existem no curso diversos mecanismos de incentivo à pesquisa e aplicação dos princípios teóricos no estudo e resolução de problemas práticos. Alguns exemplos são são os estudos no processamento de imagens geradas por satélites, atividades ligadas à área da saúde, sistemas de controle de tráfego aéreo, comunicação através da Internet, desenvolvimento de jogos, rotina diária empresarial, criação de modelos e animações e nos sistemas bancários.
O curso oferece um ambiente para a participação ativa em pesquisa e desenvolvimento científico, lidando com tecnologias de ponta. Essas oportunidades surgem nos trabalhos realizados nos laboratórios do curso (Televisão Digital Interativa, Robótica, Redes, Integração Hardware e Software, Laboratórios de Aplicações Gráficas e Jogos), assim como em estágios em empresas conveniadas. O curso visa a formação de profissionais aptos a identificar problemas do mundo real, propor soluções inéditas ou melhorar as já existentes.