Curso de Ciência da Computação Curso de Ciência da Computação
  • O Curso
    • Laboratórios
    • Contato
    • Programa de Dupla Diplomação
    • PARCERIAS
  • Disciplinas
  • Professores
  • FORMAS DE INGRESSO
    • Vestibular
    • Transferência Externa e Obtenção de Novo Título
    • ProUni
    • Reabertura de Matrícula
    • Bolsas de Estudo
  • Eventos
    • Seminários
    • E-Comp
  • Links
    • ACG
    • FAQ
    • Portal ADA
  • O Curso
    • Laboratórios
    • Contato
    • Programa de Dupla Diplomação
    • PARCERIAS
  • Disciplinas
  • Professores
  • FORMAS DE INGRESSO
    • Vestibular
    • Transferência Externa e Obtenção de Novo Título
    • ProUni
    • Reabertura de Matrícula
    • Bolsas de Estudo
  • Eventos
    • Seminários
    • E-Comp
  • Links
    • ACG
    • FAQ
    • Portal ADA
  •  

Seminários

Home / Seminários

PROGRAMAÇÃO 1º/2025

Os Seminários do curso de Ciência da Computação são eventos acadêmicos que têm como principal objetivo proporcionar aos alunos uma imersão em temas e tecnologias contemporâneas, ampliando o conhecimento além do conteúdo tradicional das disciplinas. Esses seminários são compostos por uma série de palestras e oficinas, ministradas por professores especialistas da área, que abordam tópicos emergentes e tendências relevantes para o mercado de trabalho e a pesquisa científica.

As oficinas e palestras programadas são selecionadas para garantir que os participantes tenham contato com inovações tecnológicas, metodologias atuais e desafios práticos enfrentados pela indústria e pela academia.

A participação nos seminários é obrigatória (curricular) para os alunos matriculados nas disciplinas de Seminários I a IV. Cada participação, seja em oficinas ou palestras, é certificada, o que pode agregar valor ao currículo dos estudantes.

Oficina 1 - Construção de Páginas Web com HTML, CSS e Javascript

( Clique aqui para se inscrever )

HTML, CSS e JavaScript são os pilares de construção usados em várias soluções tecnológicas atualmente para o ambiente web, assim, neste curso, ensinaremos os conceitos fundamentais sobre estes pilares através da construção de um jogo. CSS é chamado de Cascading Style Sheet e é usado para estilizar elementos escritos em uma linguagem de marcação como HTML. O CSS separa o conteúdo da representação visual do site. Pense na decoração da sua página. JavaScript é uma linguagem de programação que permite a você implementar itens complexos em páginas web — toda vez que uma página da web faz mais do que simplesmente mostrar a você informação estática — mostrando conteúdo que se atualiza em um intervalo de tempo, mapas interativos ou gráficos 2D/3D animados, etc. — você pode apostar que o JavaScript provavelmente está envolvido.

Oficina 2 - Aplicações Front-End em REACT

( Clique aqui para se inscrever )

React é uma biblioteca JavaScript para a criação de interfaces de usuário — ou UI (user interface). Criado em 2011 pelo time do Facebook, o React surgiu com o objetivo de otimizar a atualização e a sincronização de atividades simultâneas no feed de notícias da rede social, entre eles chat, status, listagem de contatos e outros.

Oficina 3 Manhã - Fundamentos de Ruby on Rails, construindo uma Aplicação Web do zero

( Clique aqui para se inscrever )

C# (lê-se “C sharp”) é uma linguagem de programação moderna e orientada a objetos, criada pela Microsoft no início dos anos 2000. Ela foi desenvolvida para ser simples, segura e poderosa, e é usada principalmente para construir aplicações robustas no back end — como sites, APIs, serviços e até jogos.

C# faz parte do ecossistema .NET, uma plataforma que oferece várias ferramentas e recursos para facilitar o desenvolvimento de software em diferentes ambientes: web, desktop, mobile e até nuvem. Uma das grandes vantagens do C# é a sua versatilidade: com ele, é possível criar desde sistemas corporativos até jogos em 3D usando o Unity, um dos motores de jogo mais populares do mundo.

.

Oficina 3 Noite - Introdução a padrões de projeto e desenvolvimento Back-End usando .NET

( Clique aqui para se inscrever )

.NET é uma plataforma de desenvolvedor composta por tools, programação de linguagens e bibliotecas para criar muitos tipos diferentes de aplicativos. Há várias implementações do .NET. Cada implementação permite a execução de código .NET em locais diferentes—Linux, macOS, Windows, iOS, Android e muito mais.

Oficina 4 - Devops Docker e Monitoramento de Ambientes

( Clique aqui para se inscrever )

Docker é uma plataforma revolucionária que permite aos desenvolvedores empacotar aplicações e suas dependências em contêineres portáteis, garantindo que funcionem de maneira consistente em qualquer ambiente, seja ele de desenvolvimento, teste ou produção. Com Docker, é possível criar, implantar e gerenciar aplicativos de forma mais eficiente, escalável e isolada. Nesta oficina, você aprenderá os fundamentos do Docker, desde a construção e gerenciamento de contêineres até a orquestração com Docker Compose e Docker Swarm.

Além disso, abordaremos as melhores práticas de monitoramento de ambientes, uma parte essencial do ciclo DevOps. Você descobrirá como utilizar ferramentas e técnicas para monitorar a performance e a saúde de suas aplicações e infraestruturas, identificar problemas antes que se tornem críticos e garantir uma operação suave e contínua. Prepare-se para explorar como integrar soluções de monitoramento com Docker e melhorar a visibilidade e a resposta a incidentes em seus ambientes de desenvolvimento e produção.

 

CRONOGRAMA E LABORATÓRIOS


Eventuais dúvidas entrar em contato com a coordenação do curso via WhatsApp.

Curso de Ciência da Computação - PUC Minas Poços de Caldas
Avenida Padre Francis Cletus Cox, 1661 - Poços de Caldas - MG
CEP 37.714-620 - TEL (35) 3729-9215